quinta-feira, 10 de abril de 2014

Pó na Fita - Moon

Como te sentirias se fosses um mineiro solitário na Lua?

A rotina de uma mineiro de helium-3 na superfície lunar em 2035 é bastante solitária. Ao longo dos três anos de duração do contrato, tem de vigiar as escavadoras e enviar carregamentos do mineral para a Terra. Esporadicamente consegue receber mensagens gravadas pela sua mulher e filha. Salvo alguma comunicações com a empresa, mais nenhum contacto tem com seres humanos.

A sua única companhia é um robô, o GERTY, que revela os seus “sentimentos” através de um número limitado de smiles, que dispõe num pequeno ecrã que faz as vezes de rosto.
Um acidente no exterior da base vem revelar a verdade sobre a “solidão” de Bell, pondo em causa a sua identidade e propósito de vida.

Sam Rockwell carrega todo este filme, não fosse este sobre a solidão, numa performance alucinante e vívida. A voz de Kevin Spacey no robô GERTY é o tom asséptico, mas ao mesmo tempo caloroso que acompanha a vertigem do personagem. Este filme de realística ficção científica de Duncan Jones, sem grandes pretensões, consegue grandes resultados. Um verdadeiro tributo a “2001 Odisseia no Espaço” e “Alien”.

“Moon” é uma metáfora sobre o trabalho nos tempos modernos e um alerta para o futuro, que não está assim tão distante.


Rafael Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário