terça-feira, 15 de abril de 2014

The Hunger Games - Os Jogos da Fome

Titulo – Os Jogos da Fome
Título original – The Hunger Games
Autor – Suzanne Collins
Editora – Editorial Presença
Data de edição – Janeiro 2014
Data da publicação original – 2008

“Os Jogos da Fome” é a primeira parte de uma trilogia de ficção científica com o mesmo nome escrita pela escritora norte-americana Suzanne Collins.

O enredo desenrola-se num cenário pós apocalíptico em Panem, uma nação sediada no que em tempos foi a América do Norte, nação essa, constituída pela abastada e poderosa metrópole Capitol e 12 distritos subservientes e semi-escravizados.

É precisamente num desses distritos, o distrito 12, que a narrativa começa pela perspectiva de Catniss Everdeen uma jovem de 16 anos que todos os dias enfrenta o perigo de uma severa condenação que lhe pode tirar a vida por caçar fora dos limites do distrito, interditos, para sustentar a mãe e a irmã mais nova Primrose Everdeen de 12 anos.


A autora utiliza os olhos e experiência pessoal de Catniss para retratar a miséria em que o distrito 12 (não diferente da maioria dos restantes distritos) vive, a insegurança, a precariedade e sobretudo, o medo. Esse medo é instigado sobretudo mas não só, pelos Jogos de Fome, uma festividade anual em que todos os distritos tem que enviar, após sorteio, um rapaz e uma rapariga, tributos, com menos de 18 anos para Capitol para combaterem numa gigantesca arena natural, até à morte, com os seus adversários dos restantes distritos, tudo sob uma extensiva cobertura televisiva de assistência obrigatória para os habitantes dos distritos e de observação prazerosa, qual reality-show, para os habitantes de Capitol. Só um tributo pode vencer.

A seleção inesperada de Primrose como tributo feminino do distrito 12 força Katniss a voluntariar-se para salvar a irmã e a partir daí a história conta a saga que quer a jovem quer o seu companheiro tributo do distrito 12, Peeta Mellark, têm durante as várias fazes dos jogos da fome até emergirem como os primeiros duplos vencedores.

Uma história interessante que junta acção, ficção científica, romance e a caracterização de um mundo alternativo não tão diferente do nosso na sua essência.

Classificação:





Nuno Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário