segunda-feira, 21 de abril de 2014

Mercado de Culturas à luz das velas – Lagoa

Foi nos dias 17, 18 e 19 do presente mês que se realizou em Lagoa o 1º Mercado de Culturas à luz das velas, um evento cultural promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, que ocupou as ruas adjacentes ao convento de S.José e o próprio convento, e que teve como objectivo trazer a esta cidade algarvia um momento único de grande diversidade cultural.



Os símbolos culturais e religiosos feitos de velas, que se tornaram a efígie do evento, encontravam-se, quer posicionados nas entradas, quer espalhados nos meandros do mercado, constituindo um curioso adorno durante o dia e um belo espectáculo luminoso à noite. E havia-os para muitos e diferentes gostos: vários crescentes, a estrela de David, a cruz de Cristo no seu formato usado pela igreja católica ou pela igreja ortodoxa, o triskelion celta ou o peixe dos primeiros cristãos eram apenas alguns dos motivos que enriqueciam o cenário do 1º Mercado de Culturas de Lagoa.



Mas este evento oferecia muito mais aos seus visitantes. Artesãos e pequenos comerciantes das mais variadas proveniências vendiam produtos tão díspares como armamento medieval e ferramentas agrícolas, plantas medicinais e guloseimas artesanais, frutos secos, trajes árabes ou instrumentos musicais, e enchiam de vida e cor as ruas da cidade.


Artistas circulavam tocando e dançando pelo mercado, atraindo as pessoas para um dos 3 palcos onde continuariam o espectáculo. Workshops de música e dança intercalados com as actuações musicais animavam as hostes enquanto, dentro e dora do convento, se podia saciar o estômago com várias opções gastronómicas, desde doçaria árabe e comida turca até pizzas ou crepes na pedra, acompanhadas pela ginjinha de Óbidos ou uma refrescante sangria de frutos vermelhos.


Uma óptima iniciativa e uma apreciação muito positiva deste 1º Mercado de Culturas à luz das velas.

Parabéns aos promotores, artistas, visitantes e demais participantes!


Classificação:

Nuno Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário