quinta-feira, 24 de abril de 2014

O Gestor Brilhante

Titulo – O Gestor Brilhante
Título original – Brilliant Manager - What the Best Managers Know, Do and Say
Autor – Nic Peeling
Editora – Editorial Presença
Data de edição – Janeiro de 2007
Data da publicação original – 2005

Nic Peeling iniciou a sua carreira como investigador na área da matemática, física e electrónica, área em que se destacou ao serviço do Royal Signals and Radar Establishment (RSRE) do Ministério da Defesa do Reino Unido. Em 1989 começou a exercer funções de gestão na mesma organização e entre 1998 e 2001 abandonou a gestão para se dedicar à consultadoria de gestão, de marketing e técnica, regressando após esse período ao exercício de funções de gestão na QineticQ, empresa que actua no ramo da defesa e das tecnologias, onde ficou até 2008. 



O Gestor Brilhante de Nic Peeling é um bom livro que combina os princípios basilares da gestão, com a opinião e experiência do seu autor, tudo isto pontuado com uma estrutura linguística extremamente acessível mesmo para o leitor leigo nas temáticas abordadas. Este livro não é, de todo, uma bíblia da gestão ou do marketing, sendo antes um bom livro introdutório, fácil de ler, em que são explicados conceitos e abordagens práticas em áreas que o autor considera fundamentais para uma boa gestão como a coordenação e organização de pessoas/equipas, organização de comunicação, liderança, cultura empresarial, lidar com diferentes classes profissionais, organização de trabalho e delegação de tarefas, posicionamento dos produtos e marketing, estratégias de comercialização e planeamento, avaliação de riscos e ameaças, negociações, questões legais e financeiras, entre outros. 

Com uma linguagem simples, exemplos práticos e uma abordagem franca e directa, sem ser exaustiva, o autor proporciona uma leitura interessante quer para o jovem gestor, quer para o curioso, quer para o gestor mais experiente que considere importante manter actualizados e resumidos determinados conceitos e práticas. 

Não re-inventa a roda não deixando de ser um bom livro.

Classificação





Nuno Soares

3 comentários:

  1. É curioso falares sobre este livro. Adquiri-o há cerca de três semanas sem ler grande informação sobre ele. No entanto, a review que fizeste sobre o livro vai de encontro ao que pretendia pelo que tenho de arranjar o tempo para me debruçar sobre ele.

    Excelente review e boa continuação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e boa leitura Ricardo! O livro lê-se bastante bem! Nas próximas semanas vou postar mais um sobre esta temática que, apesar de mais denso, achei igualmente bom e bastante "tragável" mesmo para quem não é da área. Chama-se "Not bosses but leaders", em português "Liderança para o sucesso" também da Editorial Presença.

      Eliminar
    2. Obrigado! Também adquiri esse ao mesmo tempo. Foi por uma promoção da Presença. Fico então à espera ;)

      Eliminar