sábado, 15 de outubro de 2016

Pó na Fita - The Goonies (1985)

Abramos o baú do saudosismo e recordemos as tardes de fim-de-semana da infância a ver “Os Gonnies” (para quem não teve a experiência, tente imaginar).

Numa era pré digital, num genérico subúrbio norte-americano, um grupo de amigos descobre um mapa do tesouro, sendo este o mote para uma fantástica aventura. O grupo, qual autêntica caderneta de cromos, é constituído pelo líder intrépido e inteligente, o puto rock n’ roll, o chinês das engenhocas e o gordinho de serviço. Juntam-se a estes o irmão que faz musculação e a sua namorada, mais uma amiga meio NERD.
Esta cartoonesca equipa defrontar-se-á com uma trupe de bandidos à moda antiga, liderados por uma velha má como as cobras, por entre cavernas, charadas, passagens secretas, esqueletos e um monstro ignoto. Um tributo ao desejo de aventura pura e aos amigos inseparáveis!

Uma súmula dos anos 80 do ponto de vista das crianças, num tom ora cómico, ora “aterrador”. Vale pela nostalgia que nos traz, fazendo relembrar os dias de brincadeiras e aventuras imaginadas (ou as tardes “desperdiçadas” a ver filmes e a ler livros de aventuras). Tem sobretudo a condão de nos fazer lembrar dos nossos amigos de infância e das suas particularidades. Enfim, para matar saudades!


P.S: - Agora temos a série “Stranger Things” que evoca precisamente este espírito da aventura infantil. Recomendo!


Rafael Nascimento

P.S.S: O "The Goonies" será o último Pó na Fita e o Opina quer agradecer ao Rafael por nos ter trazido o melhor do cinema vintage durante estes quase 3 anos de Fita! Podem ver e rever todos os episódios desta rubrica no separador "Autores" clicando em Rafael Nascimento. Mas não pensem que este término é uma despedida pois a Fita continua e já para o mês que vem o Rafael estreará no dia 15 uma nova rubrica intitulada "Som na Fita" dedicada a... logo vêm. 

Felizes Opinações!


Sem comentários:

Enviar um comentário