terça-feira, 11 de agosto de 2015

Resistance: Fall of Man

Título – Resistance: Fall of Man
Desenvolvido por – Insomniac Games
Editora – Sony Computer Entertainment
Data de lançamento – 11/2006


Foi um dos jogos de lançamento da PS3, sendo um first person shooter (FPS) que se passa nos anos 50, primeiro de uma trilogia. Aqui acompanhamos uma história relatada pela Capitã Rachel Parker sobre os actos heróicos do Sargento Nathan Hale contra a invasão dos Chimera no Reino Unido.

Os Chimera não são mais que humanos transformados após a infecção de um vírus, que se iniciou na Rússia e rapidamente se espalhou por toda a Europa. Existem vários tipos consoante o tempo de incubação, cada uns com as suas armas e diferentes aspectos.

O meu interesse pelo jogo foi aumentando à medida que percorri a campanha, a variedade de armas tornou a escolha fácil de aplicar a cada situação de jogo, os variados inimigos tornam o jogo menos repetitivo e o uso de tanques e outros veículos expandem o jogo em termos de tipos de missão. Há collectibles para apanhar, que não são mais do que pedaços de intel que explicam factos já ocorridos e ajudam a entender melhor a narrativa.

Aqui podemos mesmo explorar locais reais, com destroços de guerra, que para quem já visitou terá um bom incentivo a recordar e imaginar, para quem é a primeira vez, passa a ter uma ideia. Os gráficos estão bem datados, simples, mas que mesmo assim apelam ao olho nu.

A inteligência artificial não é nada má para a altura, muitas das vezes em que procurava abrigo das balas que voavam ou até perfuravam pelo cenário, os inimigos davam a volta e flanqueavam-me. Isso foi uma surpresa!

Quanto ao multiplayer online, infelizmente não tive oportunidade de o experimentar, mas ainda consegui apreciar o multiplayer offline até 4 jogadores com vários modos e até dá para jogar em co-op em splitscreen! Esta função, infelizmente tem vindo a desaparecer, limitando-se agora apenas a FPS, futebol, e poucos mais, o que é pena já que cada momento que vivemos tem mais valor se for partilhado com alguém.


O jogo já tem uns bons anos em cima, mas acho que posso dizer que envelheceu bem, deu-me interesse de o passar, de ficar a saber a história e procurar todas as peças de intel, a dificuldade, mesmo em hard não é suficiente para desafiar, mas após o primeiro walktrough desbloqueia-se uma dificuldade mais justa.


Rodrigo Mendes

1 comentário:

  1. Eu não joguei esse jogo mas o meu irmão jogava e adorava!

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar