terça-feira, 4 de agosto de 2015

Heróis à Moda do Algarve

Título - Heróis à moda do Algarve
Autores - Andreia Mendes, Catarina Gil, Diogo Simão, Miguel Brito de Oliveira e Nuno Soares
Editora - Lugar da Palavra
Data da publicação original - Fevereiro de 2015


É um dicionário. É um livro de contos. É o “Heróis à moda do Algarve”.

Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que sou algarvio e é um orgulho para mim escrever sobre um livro que retrata esta minha e tão bela região.

Como colocar numa mesma linha condutora histórias tão díspares como a de uma menininha que distribui flores e a de um gigolo que perdeu as suas capacidades de sedução? A felicidade do carnaval e a desolação de um mundo pós-apocalíptico? Tudo isto numa história de emigrantes? Mas…como?

É isso que nos apresenta o “Heróis à moda do Algarve”. Uma história (ou serão mais?) na qual se viaja pelo Algarve (do Barlavento ao Sotavento), por algumas das suas tradições e alguns dos seus locais emblemáticos (seria impossível passar por todos) e na qual nos são apresentados os algarvios e a forma como se vive no Algarve.


Ao longo do livro, devido às pormenorizadas descrições dos locais e caminhos, quem os conhece, parece ser transportado para o local da acção e fazer parte da mesma e os algarvios que ficamos a conhecer, não sendo Super-Homens nem Super-Mulheres, à sua maneira são (ou passam a ser) Heróis…mas à moda do Algarve.

Mas, na verdade, o “Heróis à moda do Algarve” é muito mais do que tudo o que foi dito anteriormente. Mais importante do que o conteúdo, a forma como está escrito torna-o um livro ímpar, uma vez que não se pode dizer que esteja escrito exactamente em português mas sim…em algarvio.

Recheado, do princípio ao fim, com palavras e expressões tipicamente algarvias e com um dicionário algarvio-português (provavelmente, a parte mais importante do livro), o “Heróis à moda do Algarve” tem a missão de mostrar e ensinar o algarvio, e assim, ajudar a preservar o património (que se tem vindo a perder nesta era de turismo e desenvolvimento tecnológico) de uma região, que possui uma das maiores riquezas linguísticas do nosso país.

Posto isto, nada mais vos tenho a dizer. Certamente não fui imparcial no meu texto mas nunca o serei ao falar da minha região que adoro, mas dêem uma oportunidade ao algarvio que é muito rico e não merece ser esquecido.

Despeço-me dizendo que não sendo perfeito (como ninguém o é) também eu sou, à minha maneira, um Herói e sê-lo-ei sempre, SEMPRE…à moda do Algarve ;)

Marco Gago

Sem comentários:

Enviar um comentário