terça-feira, 30 de junho de 2015

Pó na Fita - Os Verdes Anos (1963)

Quem não conhece a música “VerdesAnos” de Carlos Paredes? Conhecem o filme para o qual a música foi feita?

Regressem a Lisboa há 50 anos atrás com Júlio, Ilda e outras figuras tão tipicamente portuguesas. Vão fazer uma autêntica tour pela pujante arquitetura dos anos 40, 50 e 60 de uma cidade em crescimento, contrastante com a esvanecente ruralidade pobre às portas da urbe. Este conflito de eras e estilos de vida ganha forma na mente de Júlio, um rapaz da província que tenta ganhar a vida em Lisboa. Um permanente inadaptado, que primeiro se maravilha e depois se sente acossado por uma sociedade que não compreende. Ilda é o seu único porto seguro, a sua esperança de integração e de uma vida melhor…

Um filme de Paulo Rocha marcado por belos planos e enquadramentos, aproveitando ao máximo a cenografia de Lisboa. A música omnipresente das guitarras de Carlos Paredes e Fernando Alvim é tónica acústica e campestre em oposição ao modernismo citadino das imagens e aos momentos silenciosos das personagens. Os dois atores principais embrenham-se nesta constante justaposição campo-cidade. Rui Gomes sorumbático, plácido e naif; Ruth Gomes faladora, vibrante e cheia de alegria jovial.

“Os Verdes Anos” são uma fotografia do fim da adolescência, do peso das responsabilidades, da realidade que não se compadece dos sonhos e das origens da cada um.

P.S. Podem acompanhar com “Douro -Faina Fluvial” uma curta de Manoel de Oliveira, que nos mostra o Porto nos anos 30.


Rafael Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário