quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pó na Fita - Jodorowsky’s Dune (2013)

Um documentário novo sobre um filme antigo que nunca aconteceu!

Já pensaste sobre os filmes que nunca chegaram a existir? Na sua importância para os outros que de facto foram exibidos? O primeiro documentário que o Pó na Fita inaugura explica-nos, de forma apaixonante, como uma película que nunca foi realizada basicamente fundou os modernos filmes de ficção científica.

Por entre desenhos, entrevistas, simulações de cenas e relatos de episódios caricatos, o espectador acompanha o processo de criação deste colossal projecto dos anos 70, que tinha por objectivo captar para o cinema o caleidoscópico universo do clássico de ficção científica Dune. Desde o pesado tomo de storyboards à contratação de Salvador Dali, todos os passos marcantes são relatados. Numa hora e meia vamos do mais puro sonho à amarga tristeza da morte de uma fantasia gloriosa.

O documentário de Frank Pavich tem o decano realizador Jodorowsky como o fio condutor, qual louco contador de histórias, revelando o seu entusiasmo lunático, nostalgia contida, a sua mente brilhante e transbordante. Numa montagem clássica, a realidade dos bastidores é baforada com laivos do que poderia ter sido um dos melhores filmes de sempre.

Uma verdadeira homenagem à luta pelos sonhos!

P.S. Neste mês fica um prémio para os leitores, o documentário está no youtube, caso entendam as línguas estrangeiras: https://www.youtube.com/watch?v=s6p2h5JSBJQ

P.S.S. Para complementar, sugiro o filme “El Topo”, do próprio Jodorowsky, caso queiras embarcar num western psicadélico e pejado de simbolismos. Para ficares com um pequeno gosto do que poderia ter sido.


Rafael Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário