quinta-feira, 26 de março de 2015

Pó na Fita - The Canterbury Tales (1972)


            

Vai uma lição de moral ao velho estilo medieval? Ou se preferires, um reboliço de nudez e parvoíces!

A primeira película “com bolinha” à qual limpamos o pó, é inspirada (não tão livremente assim) no decano e fundador livro de contos inglês “The Cantebury Tales”. O homónimo filme apresenta oito contos que cruzam todos os estratos sociais da sociedade europeia medieval. Do nobre bacoco, ao parvo proto Charlot, aos endiabrados estudantes, aos monges “perversos”, a matronas libidinosas, ao diabo justiceiro, estas extravagantes histórias troçam de tudo e todos, numa extravagante dose de velhas lições de moral revestidas a libertinagem e deboche. 

O polémico realizador italiano Pier Paolo Pasolini monta estes contos, sem qualquer limite à sua imaginação. Sexo e erotismo (de fazer corar “As Cinquenta Sombras de Grey”) misturam-se com mordazes e sardónicas críticas à “bucólica” sociedade medieval, expondo crimes e hipocrisias. Todos os ambientes são propositadamente exagerados, o surrealismo suplanta a veracidade histórica, a comédia física tonta rompe com qualquer subtileza remanescente, as personagens são demarcadamente caricaturais. Todo o filme é uma grande brincadeira, embebido de um certo tom pueril, num cinema que não se leva demasiado a sério.

Para uma alucinante peregrinação ao “santuário” da Cantuária!

P.S. O autor não se responsabiliza pelos danos (psicológicos, religiosos, sexuais) causados, a ti ou a terceiros, no visionamento do último conto (ou de qualquer outro)!

P.S.S. Procura os cenários dos filmes do Harry Potter!


Rafael Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário