quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

1º Aniversário do "Pó na Fita" - O Padrinho


Para festejar uma aniversário cheio de pó, vamos rever uma saga completa! Já devem ter ouvido falar dos filmes do Padrinho… Mas já os viram, de facto? (de fato também serve, ou mesmo pijama).

Pensem na vossa família, na história dos vossos avós, bisavós e tetravós. Pensem em vocês mesmos, quais as vossas ambições, os vossos sonhos, que meios utilizavam para chegar a certos fins, sendo fieis ao passado cultural da vossa família. Sejam sinceros!

As três partes d’ O Padrinho percorrem 3 gerações da família Corleone, desde os primórdios na Sicília pobre até à conquista do sonho americano (não necessariamente por esta ordem cronológica). Este clã sui generis  tem o crime e a violência no seu sangue, habituados a lutar pela vida e a lutar na vida! O seu chefe, o tal Padrinho, dirige as operações, os negócios e até os assuntos mais domésticos, sendo a figura de máxima autoridade e respeito. O Padrinho é o pai que de tudo faz para ver felizes os seus filhos, mas de seu jeito e vontade própria! O Padrinho é também a cabeça de uma obscura e tentacular organização que tudo controla, manobrando favores e vergando vontades em proveito da dita família!

Francis Ford Coppola fundou uma saga de verdadeiro cinema! Desdo o místico primeiro filme, de 1972, passando pelo auge em 1974, até à fase crepuscular de 1990! Selecionou os melhores atores, os ambientes mais adequados e arquitectou as melhores cenas, que verdadeiramente ficaram na memória colectiva da sétima arte e da cultura em geral. Atentem à banda sonora, que dança tão bem com este jogo de vida e morte. Reparem na naturalidade de pai de família de Marlon Brando e na vulnerabilidade velada de Al Pacino. Notem o ódio e a paixão, a fraqueza de espírito e a fibra fleumática, o temor e o poder, em todas as outras figuras que povoam estas três fitas.

Histórias da máfia? Corrupção? Violência? De tudo um pouco, mas O Padrinho é verdadeiramente a história da vivência de uma família e uma lição de vida.

Rafael Nascimento

Nota do Opina: Este mês a rubrica de cinema "Pó na Fita" celebra o seu primeiro aniversário! O nosso agradecimento a todos os que seguem o cinema da fita no Opina e ao Rafael Nascimento por nos trazer tantas pérolas do cinema vintage de há um ano a esta parte!

Para verem outros "Pó na Fita" sigam os links abaixo:

Os 7 samurais:

El espinazo del Diablo:

The French Connection:

Brazil:

Don Jon:

The Secret of Kells:

Pó na Fita:

A Viagem de Chihiro:

The Secret Life of Walter Mitty:

American Hustle:

Captain Phillips:

Sem comentários:

Enviar um comentário