segunda-feira, 15 de setembro de 2014

669 - A Crónica do Quiabo - Jardim do Éder

Muitos leitores estarão familiarizados com o jardim do Éden, esse paraíso idílico onde, nos primórdios da humanidade, Adão e Eva, os primogénitos, passeavam em pelota sem grandes preocupações. Pelo menos até alguém morder o que não devia e a partir dai ganhar uma saudável aversão à excisão de costelas.

Bem, a verdade é que o mesmo jardim, passados todos estes anos, continua a dar problemas com inquilinos. No final da década de 80 do século passado, e depois do senhorio ter corrido com os anteriores inquilinos por insistirem em ir-lhe às maçãs, chegou este moço, de seu nome Éderzinho, que para pôr a coisa mais a seu jeito, logo mudou o nome do espaço para jardim do Éder, pois afinal era só uma letra de diferença.

No entanto, o senhorio, sujeito pacato, já idoso e algo avesso à mudança não aprovou e convidou o rapaz a sair mas, Éderzinho, audacioso como era, falou assim:

Senhor desculpa a intromissão,
Perdoa-me se fiz mal, porque foi sem intenção,
Mas também não percebo essa exaltação,
Não chamei à minha filha Lyonee, nem qualquer outro nome de cão.

O senhorio ponderou e verificou ser verdadeira a afirmação do rapaz. Entusiasmado pelo sucesso da sua argumentação, Éderzinho propôs um negócio ao senhorio:

- Fazemos assim. Eu dou 537 toques nesta maçã, faço volta ao mundo, mando ao ar, apanho de cachaço, levanto e faço o truque da foca, com o nariz, deixo cair, dou de calcanhar e de primeira marco golo na janela da marquise lá no primeiro andar e se eu conseguir tu deixas Éderzinho ficar no jardim.

- E se não conseguires?

- Se o Éder não conseguir o senhor manda o Éder embora do jardim.

E assim foi. O Éder começou e deu um, dois, quatrocent… e ao terceiro toque tropeça numa cobra que passava por ali, leva com a bola na cara, tenta salvar com o pé mas dá uma valente joelhada no esférico que voa até ao primeiro andar e parte a janela da marquise do senhorio.

E o resto da história é conhecida meus amigos. O Éder foi expulso do jardim até ser capaz de ganhar o desafio que lançou ao senhorio, mas sendo rapaz determinado, não desistiu, e enveredou por uma carreira de futebolista, disposto a tudo para voltar ao tão amado Éden, perdão, Éder.

Fig 1: O melhor ponta-de-lança da selecção portuguesa desde o mundial de 2014
Na sua estrondosa caminhada já se viu a representar grandes clubes como o Oliveira do Hospital, o Tourizense, o Académica e o Braga e até conseguiu, após uma época brilhante em que jogou 16 jogos e marcou 4 golos, ir ao mundial no Brasil e afirmar-se, no rescaldo do mesmo, como o melhor (e único) ponta-de-lança da selecção nacional.
Perante tão galopante escalada na carreira o regresso ao jardim do Éder está eminente, faltando apenas para isso aprender a dominar uma bola, contando com a ajuda do padrinho Paulo, um homem avoado, para alcançar a perfeição.

O senhorio adverte ainda que Éder tem que marcar golo na marquise sem partir vidros o que se adivinha complicado, pois a veia goleadora do ponta-de-lança permitiu-lhe marcar até ao início da presente temporada, em competições da FPF 49 golos em 197 jogos oficiais, o que dá um impressionante golo a cada quatro jogos!

Boa sorte Éder, boa sorte selecção! Boa sorte Paulo e as centenas de milhares de euros que levas de indemnização! Bons Bentos te levem!

Egídio Desidério

Sem comentários:

Enviar um comentário