quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pó na Fita - The Lunchbox (2013)


 Já viste um filme de Bollywood? Também não vais ver com o The Lunchbox! Vais ver sim um belo filme indiano!

Um filme romântico gira em volta de duas personagens que se apaixonam, geralmente um homem e uma mulher. Os estereótipos acabam por aqui. A história desenrola-se em torno das mirabulantes viagens de uma típica lancheira de 5 andares, através de um sistema, inacreditavelmente, quase infalível. Pelas jornadas da lancheira e dos personagens é possível viver o caos de uma cidade indiana moderna. Podes-te “aconchegar” com os escritorários no comboio, cantar com os distribuidores de lancheiras e ficar preso no trânsito, dentro de um taxi. O mais contrastante com esta realidade babilónica e sobrepopulada é que o filme fala sobretudo sobre solidão e descaracterização do ser humano, perdido numa massa de gente indiferenciada e medíocre.

Ritesh Batra realiza a sua primeira longa metragem e logo com sucesso mundial. Os dois atores principais vestem bem os seus papéis, criando seres humanos credíveis, como tu e eu. Um dos grandes destaques do filme são a fotografia e os enquadramentos, mostrando a cidade de Mumbai como um habitante local a vê, abstendo-se de mostrar grandes planos.

“A Lancheira” mostra-nos o conflito entre as raízes e o progresso e das emoções face à indiferença que cada vez mais vigora nas sociedades modernas.


Rafael Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário