terça-feira, 15 de julho de 2014

Vir är Bäst! - We Are The Best

Duração: 102min
Director: Lukas Moodysson

Um filme simples, direto e ao mesmo tempo comovente e intenso.

Não é a primeira e com sorte não será a ultima vez que Lukas Moodysson me surpreende e permanece durante bastante tempo no pódio das minhas recomendações cinematográficas. Agora, Vir är Bast! Junta-se a Lilya 4 Ever na minha lista de filmes 9/10.

A história centra-se na vida de três raparigas de 13 anos que, por diferentes motivos, encontram na sociedade uma série de entraves à liberdade, de injustiças sociais (fazendo a ponte entre aquelas que as atingem e as de grande dimensão, lembrando-nos que uma pequena má atitude pode gerar no futuro uma má atitude de grande impacto) e de falta de preocupação com o mundo que as rodeia.


Bobo é a rapariga pouco sociável, que engole as coisas que a revoltam e que reflete sobre esses assuntos à procura de explicações e soluções. Klara é a amiga que a faz agir nessas situações, puxando para que as coisas mudem na hora; Impulsiva e rebelde vai ser acusada de líder, para o mal e para o bem. Juntas encontram em motivos do dia-a-dia a necessidade de expressão através da musica simples e direta do punk-rock. Não sabem tocar mas a vontade e necessidade de o fazer é tão intensa que o vão fazer. Aliás, no punk-rock o facto de não saber tocar é um mal menor! Nisto encontram Hedvig, a menina católica que sabe tocar e que vai tornar esta amizade numa relação de aprendizagem mutua muito interessante. De um lado, Hedvig irá aprender a descontrair a viver o momento; Klara e Bobo, para além de aprenderem a tocar, irão aprender também a aceitar as diferenças e as crenças de cada um.


No fundo o filme centra-se nestas pequenas lições de vida, salientando aquilo que de melhor o punk consegue reunir, mostrando que este não morreu e que está bem presente para que, de geração em geração, estas pequenas bandas, que nada valem para mais ninguém, sejam “The Best”. Relembrando que as coisas são grandes ou pequenas dependendo da escala que lhes queremos aplicar, porque para estas 3 raparigas a sua banda era a maior, sem sombra de dúvidas. Da mesma forma que a minha banda, formada com os mesmos elementos, foi durante muito tempo a melhor banda, porque era a melhor banda para nós… e acho que ainda é…!

Diana Laires

Sem comentários:

Enviar um comentário