terça-feira, 8 de julho de 2014

Festival MED

O festival MED, festival de músicas do mundo, regressou a Loulé de 25 a 28 de Junho para a sua 11ª edição! 

Esta grande festa que ocupa a zona histórica de Loulé e que junta artesanato, exposições artísticas variadas, gastronomia e, claro está, música, trouxe mais uma vez grandes artistas de todo o mundo à cidade algarvia.

Este ano, a 11ª edição do MED contou com nada menos que 6 palcos e mais de cinco dezenas de artistas entre os quais nomes bastante conhecidos do público português como a Ala dos Namorados do louletano Nuno Guerreiro, a fadista Gisela João ou os também portugueses Primitive Reason. Para além destes nomes sonantes, outros artistas de grande qualidade encantaram o público de Loulé, caso dos malianos Debademba, um quarteto que conta com o contador de histórias Mahamed Diaby como vocalista e com Abdoulaye Traoré, um fantástico guitarrista que enche de alma a música deste conjunto que conta ainda com um baixista e baterista de óptima qualidade. Entre as grandes revelações de artistas estrangeiros conta-se ainda o cabo-verdiano Dino D'Santiago e os brasileiros Graveola & O Lixo Polifônico que tocaram dia 28 e 27 respectivamente.


Três dos seis palcos (Cerca, Castelo e Matriz) receberam estes e outros grandes nomes enquanto os outros três (Bica, Chafariz e Arco) permitiam concertos mais intimistas a bandas tão diversificadas como os farenses Mundopardo, o sul-africano Nobre Ventura ou os Classic's Quartet, um conjunto formado por músicos da Orquestra Clássica do Sul.

Para além de toda esta diversidade e qualidade musical uma intensa actividade comercial marcou o recinto do MED, fosse através da gastronomia tradicional ou exótica ou o não menos diversificado artesanato. Houve ainda espaço para várias exposições e workshops e para a 1ª edição do concurso de bandas do MED, que teve lugar no dia 25 (quarta-feira), o primeiro dia do festival e de entrada grátis. Destaco ainda que os vencedores deste concurso, os ribatejanos BIZU Coolective, um volumoso e bem disposto conjunto de metais e percussão, foram convidados a tocar no dia 26 no palco chafariz dando um fantástico concerto para as várias dezenas de espectadores presentes.

Um óptimo conceito, uma boa execução, um fantástico festival.

Nuno Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário