quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

The Hobbit - The Desolation of Smaug

A saga continua. Um ano depois da primeira parte da viagem de Bilbo Baggins (Martin Freeman), sob o mote "An Unexpected Journey" ter chegado ao cinema, eis que estreia a continuação da aventura da companhia de Thorin Oakenshield (Richard Armitage) da qual para além do pequeno hobbit fazem parte treze anões (Thorin, Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dori, Nori, Ori, Óin, Glóin, Bifur, Bofur e Bombur) e o feiticeiro Gandalf (Ian McKellen). 

Fig 1: Tauriel, Gandalf, Thorin, Radagast e Legolas
Depois da atribulada (e apenas parcialmente voluntária) travessia das Misty Mountains a companhia de Thorin tem agora que atravessar os perigos de Mirkwood, sem Gandalf, que ficou retido na investigação de estranhos rumores em Dol Guldur, antes de chegar a Erebor e retomar o reino dos anões que fora saqueado e tomado pelo dragão Smaug.

Este filme, à semelhança de "The Two Towers", o segundo capítulo da trilogia "O Senhor dos Anéis" realizada, tal como "The Hobbit", pelo neo-zelandês Peter Jackson, introduz à narrativa uma tremenda dose de adrenalina e acção após um primeiro filme que, não desprovido de actividade, era mais introdutório, mais contemplativo, mais espiritual e com um toque de misticismo como ao fim e ao cabo são os inícios de todas as grandes viagens. 

Em "The Desolation of Smaug" a constante fuga dos anões e do hobbit à feroz perseguição de Azog e dos seus orcs por Mirkwood e Esgaroth e, mais tarde, o confronto com Smaug, juntam-se a novas partes da Terra Média a que a equipa de Jackson deu vida e que farão as delícias dos aficionados das obras de John Tolkien, proporcionando aos espectadores um impressionante espectáculo visual e cénico. A banda sonora continua extremamente bem trabalhada, dando grande ênfase emotiva ao filme. 

Fig 2: Uma agradável viagem de barril, a melhor maneira de conhecer a terra média de Tolkien
Um filme fantástico, uma óptica continuação do primeiro filme e uma porta aberta para uma conclusão épica desta obra de Tolkien, prequela de "O Senhor dos Anéis".

Nuno Soares

Classificação:

Sem comentários:

Enviar um comentário