quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Feitiço das Trevas

Titulo - O Feitiço das Trevas
Autor - Ana Paula Cabral
Editora - Guerra & Paz
Data de edição - Março de 2010

O livro de estreia da jornalista portuguesa Ana Paula Cabral, o primeiro de uma anunciada trilogia, intitulada "O Tratados dos Magos", é um livro do domínio do fantástico que introduz o leitor ao continente "Pangeous" e aos seus oito reinos, onde decorre a narrativa. A.P.Cabral traz-nos a história de um jovem príncipe, Igorj, criado por fadas e ajudado por centauros na sua demanda contra a viva força do mal que ameaça todo o continente, o mago Mílan. 



Apesar de Pangeous ser um continente cheio de diversidade e magia, onde a autora revela uma grande capacidade criativa e originalidade, bem patentes, por exemplo, nos povos que habitam cada um dos oito reinos e que vão desde os não incomuns elfos e anões, a uma grande diversidade de tribos humanas, cada uma com as suas características particulares, até aos Laut, exóticos seres alados originários da Lautânia (um dos oito reinos), a estas junta-se uma escrita invulgarmente simples, quer ao nível do desenvolvimento do enredo, quer ao nível das descrições, neste tipo de narrativas.

Não desfazendo das qualidades da obra, O Feitiço das Trevas é um óptimo livro para quem gosta, ou se quer iniciar neste estilo literário e não tem especial apreço para obras de narrativa densa, em que muitas vezes a complexidade da trama, do tema ou das personagens entedia e/ou desmotiva o leitor. O Feitiço das Trevas possui uma história cativante e uma mística própria capaz de proporcionar algumas boas horas de leitura leve e impelindo o leitor a chegar ao fim do livro com vontade de conhecer o desfecho da demanda de Igorj, algo que fica em aberto para o 2º e 3º volumes (ainda por lançar) desta trilogia.

Não obstante, leitores mais assíduos de obras com estilos de escrita ou enredos mais complexos poderão sentir que a leitura sabe a pouco pela escassez e simplicidade dos detalhes descritos, sejam estes traços de personalidade, descrição de paisagens, ou de qualquer outra natureza.

Destaque ainda para as interessantes informações sobre o continente, os povos e as personagens que a autora fornece no início do livro, antes do começo da narrativa, e que mais uma vez só pecam pela sua superficialidade.

Em jeito de balanço, uma obra fresca e simples para uma leitura casual, que ainda assim é capaz de manter o interesse para os volumes que certamente se seguirão. 

Classificação: 






Nuno Soares

2 comentários:

  1. Para Quando o 2º volume?
    Estou á espera
    Estou curioso.

    ResponderEliminar
  2. Essa informação ainda não está disponível, infelizmente. Quando a situação mudar postarei aqui para que saiba, anónimo. Bom dia e obrigado pela questão!

    ResponderEliminar