domingo, 7 de julho de 2013

O Físico

Titulo - O Físico (The Physician)
Autor - Noah Gordon
Editora - Bertrand Editora
Data de edição - Janeiro de 2010
Data da publicação original - 1986

O Físico de Noah Gordon é um óptimo livro que consegue juntar na mesma narrativa elementos de aventura e romance enriquecidos por uma ambiência quase mágica de uma Europa e Médio Oriente medievais. Esta obra é uma biografia do personagem principal, Rob J. Cole, o qual seguimos desde a sua infância, num bairro pobre de Londres, onde o pai era carpinteiro até ao seu regresso às ilhas britânicas após uma viagem verdadeiramente apaixonante até à Pérsia onde Rob alcançou o seu sonho de estudar medicina com o físico mais conceituado do seu tempo, o árabe Ibn Sina.

Gordon presenteia os leitores com fantásticas descrições de várias sociedades medievais, desde a cinzenta e pobre Londres do séc. XI à esplendorosa Ispahan, no que é hoje o Irão, ou a cosmopolita Constatinopla, sé do Império Bizantino, que pontuam a viagem de cerca de dois anos que Rob empreende rumo à Pérsia. 



Outro tema retratado neste livro é a tensão religiosa vivida na época entre Cristãos, Judeus e Muçulmanos, e o contraste entre a visão herética que as diferentes sociedades tinham umas das outras e a necessidade de Rob de conseguir conciliar a sua fé Cristã, com a fé Muçulmana dos seus mestres em Ispahan, enquanto se fazia passar por Judeu. 

Interessante também é a imagem e a reacção das várias sociedades à medicina e o contraste entre uma Pérsia inovadora e produtora de saber, e uma Europa estagnada no tempo, minada por preconceitos de uma igreja que vê naqueles que fazem da cura o seu ofício, bruxos e heréticos.

Uma obra de grande qualidade, capaz de prender a atenção do leitor enquanto se devora a narrativa em busca de um desfecho para a vida de Rob J. Cole.  

Classificação:





Nuno Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário