sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Pirata Rebelde

Titulo - O Pirata Rebelde (The Wild Irish)
Autor - Robin Maxwell
Editora - Planeta
Data de edição - 2003

No reinado de Isabel I de Inglaterra (1558-1603) a Irlanda está o caos. A herança de décadas de políticas de descriminação racial levadas a cabo por uma aristocracia inglesa movida por um profundo preconceito contra os seus "selvagens" vizinhos Irlandeses, consistiu num país destruído por um sem número de revoltas com maior ou menor efeito na ocupação inglesa mas com terríveis consequências quer para as populações irlandesas, quer para os cofres ingleses.

É neste contexto tumultuoso que O Pirata Rebelde insere o seu leitor. Fruto do notável trabalho de pesquisa e criatividade da sexagenária escritora americana especialista no período Tudor (dinastia reinante em Inglaterra de 1485 a 1603), esta obra convida-nos a seguir a vida de vários personagens históricos durante o desenlace das várias rebeliões irlandesas. Grace O'Malley, a mulher pirata que dá o nome ao livro, é a personagem principal e aquela que a autora mais aprofunda e acompanha, dando-nos uma descrição rica em emoções e detalhes de uma vida vivida com um ritmo alucinante durante 7 décadas. Outras personagens de relevo histórico e de grande interesse na narrativa são Robert Devereux, conde de Essex, um proeminente general inglês e um cortesão extremamente chegado à rainha e a própria Isabel I, rainha de Inglaterra.



Robin Maxwell consegue assim juntar realidade histórica e ficção num livro que junta aventura (a fabulosa vida de Grace O'Malley), uma forte componente biográfica (as 3 personagens supra-citadas, entre outras), romance e uma intrigante e intriguista vida de corte, quer nos palácios de Isabel I, quer entre os chefes tribais irlandeses.

História, acção, aventura, romance, religião e política podem ser encontradas em doses generosas neste bom livro que em Portugal é publicado pela editora Planeta.

Classificação:






Nuno Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário