quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ciclo de Música Antiga 2012 - Sagres


Foi no décimo quarto dia do mês de Julho, na igreja de Nª Sra. da Graça na fortaleza de Sagres, pelas 17:30 que se deu início ao Ciclo de Música Antiga 2012 de Sagres com o tema “Sons antigos a Sul”.

Num espetáculo de quase uma hora de música, a soprano Joana Godinho interpretou vários temas de música renascentista acompanhada pelo alaúde de Helena Raposo e pelo ocasional adufe tocado pela cantora. A actuação, intitulada “A musicall banquet” tinha como objectivo presentear o público, cerca de duas dezenas de espectadores, com áreas tocadas nas cortes europeias durante o renascimento. Assim sendo, as artistas propuseram uma viagem que teve o seu início na península Ibérica com temas com “Não tragais Borzeguis pretos” ou “Ay Linda Amiga”, seguindo-se França com, entre outras, “Si le parler et le silence” de Pierre Guédron, Itália, com uma panóplia de temas de Giulio Caccini, Girolamo Frescobaldi, Phillipe Verdelot e Francesco da Milano e por fim, Inglaterra, representada, entre outros temas por “Sorrow Stay” de John Dowland. Toda esta variedade de temas, influências e compositores deram um óptimo espetáculo a apreciadores de música antiga, curiosos e turistas que partilharam com a dupla a pequena Igreja de Nª Sra. da Graça na fortaleza de Sagres e que retribuíram a qualidade e empenho das artistas com calorosos aplausos entre as saudações de familiares e amigos.



O Ciclo de Música Antiga 2012 continuará em actividade com os “Sons antigos a Sul” a soarem até 19 de Agosto, num total de cinco concertos, em que vários artistas apresentarão, gratuitamente, na igreja de Nª Sra. da Graça e na Ermida de Nª Senhora de Guadalupe os seus trabalhos e temas, trazendo à ponta sudoeste do Algarve música de antigamente aos ouvidos de hoje.

Um projecto interessante pela diferença e pela qualidade dos artistas envolvidos!

Classificação:







Nuno Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário