domingo, 1 de julho de 2012

Páginas Secretas da História de Portugal

Titulo - Páginas Secretas da História de Portugal
Autor - Rainer Daehnhardt
Editora - Publicações Quipu
Data de edição - Fevereiro de 2000

A obra de Rainer Daehnhardt "Páginas Secretas da História de Portugal" é um livro de História (como assegura o título) mas não é um livro com história. É antes um compêndio de várias histórias, mais ou menos secretas, que este historiador luso-alemão decide trazer a público, acrescentando ao facto, real ou hipotético, a sua análise e/ou das fontes a que recorreu para enriquecer e desmistificar diversos casos omissos e falsas verdades da História de Portugal.

Trata-se de um livro interessante, recomendado para os curiosos sobre História de Portugal e do mundo, e leve de ler, uma vez que não se trata de uma narrativa contínua mas sim de 28 pequenas histórias que doseiam em quantidades mais acessíveis a informação e o mistério do livro.





Desengane-se, no entanto, quem procura em "Páginas Secretas da História de Portugal" um livro de ficção histórica, pois não é, de todo, o intuito desta obra que, deixando aberta a discussão e validade das afirmações feitas pelo autor, se encaixa bem mais num contexto de interpretação histórica do que qualquer tipo de ficção. Um ponto positivo a assinalar é a referenciação das suas fontes por parte do autor e a disponibilização na própria obra da bibliografia utilizada para que também o leitor, em favor do seu interesse, possa informar-se sobre as temáticas apresentadas.

Vida e morte de Damião de Goes, a origem do nosso 1º rei, a secular aliança luso-britânica, campos de concentração portugueses, a traição de Fernão de Magalhães e a lenda e mística semeada à volta de D.Sebastião são apenas alguns dos temas que este livro nos traz a discussão, enriquecendo factos e artefactos com a opinião e conclusões do seu autor.

Uma leitura agradável,

Classificação:




Nuno Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário