quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Carlos do Carmo - Cascais Music Festival


O Cascais Music Festival, realizado no hipódromo Manuel Possolo em Cascais, trouxe à vila histórica, no dia 20 de Julho, Carlos do Carmo. Num cartaz com nomes tão sonantes e díspares como Keane, Manu Chao, Xavier Rudd ou Pink Martini, Carlos do Carmo, assim como Mariza foram os representantes portugueses e embaixadores do fado, num festival de grande polivalência musical e geográfica.

Não que fosse esperado menos de si, mas Carlos do Carmo apesar dos seus 72 anos mostrou-se senhor de um inigualável vigor e boa disposição, sempre capaz de transmitir ao público a sua mensagem, a sua alegria e a sua vontade de dar a toda a gente, fora e dentro de palco, uma noite de grande espetáculo.

                                              Fig 1: António Serrano acompanha Carlos do Carmo

Desde logo o fadista veterano propôs ao público algo diferente do habitual, prometendo os seus grandes êxitos de sempre como “Lisboa menina e moça” ou “Canoa do Tejo” mas, desta feita acompanhados por outros temas que foram ouvidos menos que muitas dúzias de vezes, nas palavras do artista.

As cerca de 2 horas de música deram assim para um sem fim de temas, mais antigos, mais recentes, originais, interpretações (como “A gaivota” de Amália Rodrigues), para 3 convidados especiais, o seu neto Sebastião, que o acompanhou na guitarra em “Um homem na cidade”, o seu grande amigo e companheiro de armas José Maria Nóbrega, o grande mestre de guitarra que o acompanha há já 36 anos e com quem presenteou o público com “Duas lágrimas de orvalho”, e o madrileno António Serrano, um espetacular tocador de harmónica que acompanhou um mão cheia de músicas, dando uma nova roupagem e um toque a novo aos emblemáticos temas de Carlos do Carmo.

                                                 Fig 2: Carlos do Carmo e o seu neto Sebastião

Houve ainda tempo para uma homenagem ao seu amigo, recém-falecido, em Cascais, o músico e compositor Bernardo Sassetti, completa com a dedicatória do tema “O sol” do cancioneiro popular açoriano.

Em suma, 2 horas de música, entretenimento, espetáculo, com muita garra, boa disposição e muita cumplicidade entre artistas e público, proporcionados por um senhor de 72 anos que faz do fado o seu cantar e que dá pelo nome de Carlos do Carmo.

Um concerto genial!

Nuno Soares

Classificação:


3 comentários: