sábado, 23 de junho de 2012

Don Giovanni, Opera Buffa de Mozart no Algarve


O programa cultural “Movimenta-te” criado pelos 5 concelhos do Algarve central (Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira) trouxe nos passados dia 8, 9 e 10 de Junho a interpretação da ópera buffa de Mozart, Don Giovanni, a cargo das companhias belgas Laika – Theatre of Senses e Muzietheater Tranparant.

O cenário escolhido para esta representação foi o convento de S.Francisco em Faro, e foi entre os seus claustros, debaixo de um céu sem nuvens que se fundiram o drama e o humor da ópera buffa com a música da Orquestra do Algarve e as iguarias preparadas pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.

O resultado, de grande qualidade diga-se, foi um espetáculo impar, extremamente dinâmico, em que o palco foi a plateia e cada espectador, um figurante, fazendo elenco e público parte de um todo que constituía, nada mais, nada menos, que o restaurante de Don Giovanni, o personagem que dá o nome à peça e que nos chega como um prestigiado Chef e um galã que não se inibe de seduzir o elenco feminino que constitui parte da equipa do seu restaurante.

Capaz de cativar e envolver o público do início ao fim, esta peça começa entre árias em latim e alemão cantadas pela equipa do restaurante, que vai assim, introduzindo o público ao tema, às relações entre as personagens e à história de Don Giovanni e o sem número de mulheres que seduziu e abandonou, tudo isto, enquanto vão servindo os convivas com os pratos recém-preparados numa estrutura anexa que serve, até em termos cénicos, de entrada para a cozinha do restaurante.

No mesmo espaço, mas no andar superior, num magnífico terraço, a orquestra do Algarve envolve elenco e público num ambiente fabuloso que muito contribui quer para o dramatismo e humor da peça, quer para a perceção do público das emoções que vão sendo transmitidas por uma peça que, vertente cómica à parte, se quer muito emotiva.
 Fig. 1: Don Giovanni (de pé à esquerda) tenta esquivar-se à fúria de suas amantes por cima das mesas.

 





















A peça avança, e vão sendo servindo os pratos (desde a sopa de castanha com amêndoas ao risotto de alcachofra de Jerusalém ou ao refrescante cocktail de gengibre) que juntam exótico e tradicional e culminam numa experiência gustativa que em tudo ajuda a fazer-nos sentir parte de todo aquele espetáculo de sensações, de drama, de comédia e de musicalidade.

Tudo culmina com a perdição de Don Giovanni face à sua incapacidade de renegar os seus jeitos pérfidos acompanhado por uma intensa ária a três vozes interpretada pelo elenco feminino no qual condenam o chef a pagar pelos inúmeros corações destroçados e outros crimes de que é culpado, entre os quais, uma tentativa de violação. Esta cena é acompanhada e dramatizada por uma efígie em chocolate de Don Giovanni que vai derretendo enquanto este agoniza perante a condenação cantada (e tocada pela orquestra do Algarve) naquele que foi o apogeu do drama de toda o espetáculo. O lado cómico e prático desta ópera buffa surge mais uma vez quando o recém-condenado Don Giovanni de chocolate (agora derretido em mousse) é servido aos espectadores, dando assim por terminada esta incrível interpretação deste clássico de Mozart.

Em suma, uma representação de grande qualidade quer pela interpretação teatral/musical das duas companhias belgas, quer pelo acompanhamento instrumental da Orquestra do Algarve e pelos pratos preparados pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, pelo conceito em si e pela fantástica execução que proporcionou a cerca de 600 pessoas uma noite diferente, acompanhando um espetáculo digno do nome.

Felicitações para todas as entidades participantes e para o programa “Movimenta-te!”! Fantástico trabalho!

Classificação: 

 Nuno Soares

1 comentário:

  1. Opinar é uma forma de participar e de não deixar que «as coisas» nos passem ao lado, seja um programa cultural seja outra dinâmica, situação ou evento.
    Obrigado filho grande, por me dares motivos de alegria. Gosto de te ver participante e das tuas «opinações».
    Um abraço grande

    ResponderEliminar