quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Com o Humor não se brinca

Título – Com o Humor não se brinca
Autor – Nelson Nunes
Editora – Vogais
Data de edição – Outubro 2016


“Com o humor não se brinca” é o terceiro livro do jornalista e escritor Nélson Nunes.

Lançado recentemente (Outubro de 2016) esta obra traz-nos um desafio interessante e pouco comum em Portugal: falar a sério sobre o humor.

Igualmente interessante é a metodologia usada pelo autor para criar este livro e poder transmitir ao leitor os pontos que achou importante as pessoas saberem sobre esta arte que é fazer rir.

Para tal, nada melhor que pôr quem realmente entende de humor a falar sobre o assunto. Nélson entrevistou doze humoristas de topo em Portugal (entre eles Herman José, Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira, Nuno Markl e César Mourão) e revisitou o percurso de cada um. Assim, temos narrados na primeira pessoa as suas aventuras e desventuras, os porquês de terem enveredado por uma carreira no humor, os seus projectos passados, presentes e futuros, por aí fora, intercalados com questões que o autor achou pertinentes e dignas de atenção, entre as quais: O que é o humor? Existem limites para o humor? Como se constrói uma piada? Porque há tão poucas mulheres a fazer humor? Qual a maior lição que o humor te deu?

Entre conversas sérias mas cheias de graça, Nélson é capaz de nos abrir o mundo e perspectiva destes humoristas que, tendo tantas diferenças entre si concordam sem excepção numa (única) coisa. À pergunta sobre o que é o objectivo do humor todos respondem: fazer rir!

A estas entrevistas de maior profundidade juntam-se também testemunhos mais breves e anotações do autor sobre quase dezena e meia de jovens valores da comédia nacional. Não sendo ainda humoristas de primeira linha destacaram-se ao ponto de serem incluídos neste livro nomes como Bumerângue, Carlos Coutinho Vilhena, Guilherme Duarte, Cátia Domingues e Dário Guerreiro.

Com toda esta diversidade, abordagem e riqueza de conteúdo este livro torna-se num excelente manual sobre humorismo e humoristas em Portugal, o que se faz, o que se fez, o que ainda não se faz e porquê, as dificuldades e as conquistas de cada um, e as nuances entre diversos tipos de humor e humorista. Em suma, um livro divertido para quem gosta de humor e/ou segue algum(ns) dos artistas entrevistados (e cujas actividades profissionais raramente se resumem à comédia).

Um excelente trabalho!

Classificação:





Nuno Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário