quinta-feira, 12 de maio de 2016

Pó na Fita - Portrait of a Serial Killer (1986)

Para o começo da Primavera fica um filme de terror perturbador para destoar.

Todos vimos o CSI, o Silêncio dos Inocentes e o Se7en e mais uma colectânea de filmes e séries com e sobre serial killers. A película que vos sugiro, despe-se dos artifícios cinematográficos e, de uma mergulho desconcertante e gelado, imerge-nos no mundo simples de um predador psicopata. O foco de toda a trama está dirigido a Henry, como ele perpetua os seus crimes hediondos, como vive com esses episódios e como os explica a si mesmo. Para além disso, é um retrato poderoso dos marginais e marginalizados pela sociedade, da violência que distorce estes seres humanos, outrora inocentes, transtornando-os em almas penadas sem lei nem moral. A história mostra o que não queremos ver, nem desejamos compreender, nem sonhar em viver, mas, paradoxalmente, leva-nos a um ponto de quase empatia com Henry!
  
Numa câmara ora voyeurista, ora omissa e sugestiva, o tom extremamente cru e real do filme deverá fazer arrepiar os mais empedernidos. Michael Rooker desenvolve a encarnação de um anjo caído, desprovido de sentido de maldade/bondade, imbuído das suas pulsões homicidas, que regem uma parte da sua vida, oscilando entre uma certa candura embrutecida e a glacial possessão demoníaca.

Um retrato sem julgamento, sem reflexão, um soco no estômago de realidade.

P.S. Para quem quiser passar a um nível superior de visceralidade, mas que espelha precisamente a temática da violência, aconselho, qual farta sobremesa, o filme The Woman.


Rafael Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário