quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Crónica Social - A noite escura da Alma

Viver não é um exercício fácil.                                                                                                                                                                                                                                                            
Em tempos conturbados e incertos de violência extrema, conflitos alastrados, terrorismos e governanças globais invisíveis fica difícil seguir por uma pauta segura. Acrescem os paradoxos, os dilemas e as guerras internas que têm feito parte do ser humano e do viver nas sociedades.                                                                                                                                                                  
Sobre estas últimas tenho algumas convicções, construídas em contacto com aprendizagens várias, com os meus próprios sofrimentos e alegrias e também em interacção humana e profissional com os sofrimentos e as alegrias de muitas outras pessoas. E, para muita gente a vida não tem manual nem se ensina.                                                                                                                                                                                                                                                                                        
Existem períodos da vida, às vezes vidas inteiras, em que a alma está imersa em noite escura. Sem clareiras, sem esperança, sem futuro(s), habitada por sombras e espectros, guerras e ódios, errâncias, tristezas, amarguras, desilusões ou vazios. Mais ou menos disfarçados. As pessoas e as suas circunstâncias são muito variáveis e podem utilizar uma enorme paleta de comportamentos e emoções. Mas tendo a achar que no meio de toda a diversidade é decisivo o SENTIDO que damos ao que estamos a viver.                                                                                                                                                                                                                                                                          

                                                                                                                                                   
- Como me defino? Qual a dimensão do meu problema? Eu sou o meu problema, ou existo para além dele? Como encaro as minhas circunstâncias? Como me projecto no futuro?... Não me refiro aqueles inevitáveis pequenos problemas do quotidiano para os quais quase sempre arranjamos solução. Em regra adaptativa.                                                                                                                                                                                                                                                                              
Refiro-me aos GRANDES problemas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Aqueles que no nosso sentir são devastadores e para os quais o nosso reportório de soluções não serve. Aqueles que nos põem em causa no mais fundo do nosso ser. Os que exigem que nós mudemos sem saber como nem para onde. Os que não ficam aliviados com os conselhos dos outros. Os que não nos deixam rir, dormir, ou comer. Os que nos atingem na nossa pulsão de sobrevivência. Ou os que não dependem de nós para serem resolvidos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Destacam-se as circunstâncias ou os recursos (individuais e colectivos)? Somos capazes de nos resolver? Até que ponto é que as pessoas se auto determinam ou são determinadas?                                                                                                                                                                       Este debate pode parecer estéril (uma história semelhante à do ovo e da galinha tentando saber quem nasceu primeiro) mas tem feito correr investigações em muitos campos das ciências ditas sociais. Investigações inconclusivas, como a ciência pode ser.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
Sem maiores debates filosóficos, dou de barato a existência da Alma. Entendendo por Alma uma espécie de ânimo, de energia vital que nos habita e que talvez possa deixar de nos habitar. Por uns tempos ou definitivamente – e digo isto sem a menor ideia do que lhe acontece ou de para onde vai quando nos abandona. No meio desta história veio-me à cabeça (nem sei porquê) uma frase atribuída a uma senhora do jet-set nacional que diz que ‘estar vivo não é o contrário de estar morto’. Não sendo admiradora do género, nem particularmente da senhora em causa, acho piada à fonte e não posso estar mais de acordo.                                                                                                                                                                                                                                                              
Acredito que pode haver estados emocionais intermédios de quase vivo ou de morto-vivo. E, se na verdade nada sei sobre a morte, não sou especialista de saúde (nem de doenças), nem quero encaminhar esta crónica para campos esotéricos, arrisco defender que existem estados de alma que reduzem por assim dizer a nossa ‘vivência’. Estamos vivos, mas pouco.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Sei que, ao longo da minha vida, já experienciei a noite escura da alma. Já me perdi de mim, já perdi o foco, já fiquei ‘sem saber’ e ‘sem poder’, já fiquei mortificada por dentro. Eu, a Clara, o Antero, a Paula e tantos mais. Para uns será apenas uma travessia. Para outros pode ser um habitat.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
A Clara é um furacão. Uma mulher com enormes capacidades, empresária, tem projectos, família e amigos. Está habituada a ter controlo de tudo mas perde o controlo de si com alguma frequência. Precisa muito do reforço e do reconhecimento dos outros. Toma medicação psiquiátrica para controlar a raiva e aguentar o ritmo e as contrariedades. Talvez a dor maior (admitindo que a dor tem escala) seja pela frustração, pela culpa, pela impotência de se entender com ela e com quem ama. A vida aceleradíssima não lhe chega. Ocupa-a e na verdade salva-a de males maiores mas não a salva do vazio. Passa a semana a trabalhar em horários impossíveis e aos fins-de-semana faz cozinhados alquímicos que ninguém aprecia. Clara não descontrai. Qualquer falta de atenção pode ser fatal.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Antero é um homem errado. Deu tudo errado na sua vida. Entre um copo e outro, sente que a vida lhe deve, que foi injusta consigo. Cortou laços com a família, tem companheiros de circunstância, trabalha às vezes, come quando pode e nem sempre tem tecto. Quando tem dinheiro faz festa. À sua maneira. Não faz grande análise da vida, nem para trás nem para a frente. Só tem um dia de cada vez. Tem algumas qualidades e uma porção de características que lhe têm dificultado a vida. Na verdade também não tem vocação para malandro. Apesar dos treinos. Pode ser que o seu talento seja sobreviver, manter-se à tona, vaguear na vida.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Paula é uma mulher bem-nascida. Trabalha numa ONG, dedica-se a causas sociais e a pessoas pobres com muitos problemas. É uma gestora social. Muito atarefada e reconhecida. Ninguém diria que dentro dela moram muitas dores. Umas mais profundas, outras mais recentes e outras mais incandescentes. Também moram alguns mortos. Gente que ela ama e lhe faz falta. E vivos. Gente que ela não pode cuidar e amar como gostaria. É amiga sem amigos. Paula tem uma expressão dura, de um sofrimento que disfarça mal. Um olhar gelado de solidão. No dia-a-dia gosta de acção, de estar sempre disponível, de ajudar os outros. Raramente fala de si e não tem confidentes. Em muitas noites mal dormidas, só com a verdade por companhia pergunta-se o que fez para merecer tamanha dor? E não consegue ter paz. A dor não se conta.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Termino com a história das Ostras como metáfora da resiliência[i]Alguns destes moluscos, em determinadas circunstâncias fabricam preciosas pérolas em reacção contra invasores externos que podem ser apenas grãos de areiaUtilizam um mecanismo de defesa que, num tempo longo (cerca de 3 anos) neutraliza a agressão e, camada após camada, forma a única gema de origem animal - a pérola.                                                                                                                                         
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Isabel Passarinho

___________________________


[i] Capacidade de lidar com os problemas, resistir e superar as adversidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário