quinta-feira, 16 de abril de 2015

Bitcho Bravo

Titulo – Bitcho Bravo
Autor – Ricardo Rodrigues
Editora – Publicações Dom Quixote
Data de edição – 2006


“Bitcho Bravo” é o livro de estreia do jornalista Ricardo Rodrigues e conta, em jeito traçado entre a reportagem e o conto, a história verídica de Francisco Álvares, biólogo português, que durante dez anos viveu no Gerês transmontano numa demanda pelo melhor entendimento do lobo ibérico.

Ricardo conta-nos a história deste estudioso e aventureiro e o que o levou a uma região tão isolada, quase que parada no tempo, como tantas vezes faz lembrar o testemunho de Francisco ou o “Chico dos lobos” como é chamado na narrativa, o seu interesse pelo animal, o acompanhamento e o profundo grau de conhecimento que adquiriu sobre as alcateias da região e o entusiástico fascínio pela componente social do lobo, espelhada pelas aldeias e vilas da região.



Durante 187 páginas “Bitcho Bravo” leva-nos no encalço do Chico dos Lobos por montes e vales da dura paisagem transmontana onde o bitcho ainda é rei. Seguindo esses trilhos esquecidos entramos em contacto com séculos de história, mito e lenda, que tocam, ainda que de maneira superficial, na profunda e frequentemente conflituosa relação entre populações locais e o lobo.

A escrita de Ricardo é simples tornando a leitura quase tão leve como os passos dos animais que pretende retratar e o livro lê-se e vive-se com bastante intensidade talvez pelos relatos baseados numa experiência real, muito emotiva, sentida e acima de tudo vivida.

Uma boa leitura sobre um tema e num formato pouco vulgares,

Classificação:






Nuno Soares

2 comentários:

  1. Viva Hina! Eu achei o livro bastante interessante, principalmente, pela novidade do conteúdo e do formato. Não é todos os dias que temos hipótese de acompanhar (ainda que de maneira superficial) 10 anos da vida de um homem na companhia de lobos. Vale a leitura. ;)

    ResponderEliminar