terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Nas Asas da Poesia - Não me calo

O som ruidoso do aspirador
Na tua cabeça não vai parar
Enquanto a poluição continuar
Que ninguém me faça calar

Em 2015 lançaram-se foguetes
Foguetinhos, petardos, metralhadoras
Ao destinatário a carta remetes
Contos com premissas assustadoras

Passou-se o Natal e a passagem de ano
Passou-se mais um dia se não me engano
Andou-se pelas ruas com presente em mente
Enfeitou-se o plástico de uma estrela cadente

Juntaram-se pessoas, conheceram-se outras
Bebeu-se o vinho do porto à noite
Rimaram-se versos de líricas soltas
Atracou-se o barco com o mesmo deleite

Imitou-se a lua cheia no lusco-fusco
Irritou-se a vizinha durante o jantar
Repartiram-se as passas no meio do pasto
Condolências a quem me quisera matar

As minhas boas vindas, sol da tarde
Por entre o inverno de frio e geada
Por entre o entrelaçado da saudade
As minhas despedidas ao luar cobarde

No ponto de passagem do desdém
A esperar na fila de atendimento
Quando atendido nem senha tem
Onde está a memória do esquecimento?

Vendem-se artigos em segunda mão
Trocam-se e dão-se prendas pessoais
Sai-se ao café, passeia-se o cão
E os óculos de sol e os vendavais

A poeira levanta, deixo de ver
Espirro confuso, limpo o nariz
Caminho p´ra poder a teia tecer
Enquanto morre gente em Paris

O mundo anda muito agressivo
Descaradamente ocorre homicídio
Aumenta gradualmente o suicídio
Em pensamento cansado e massivo

O mundo está em guerra
Não há novidade nesta notícia
Mas é só lavrar a terra
Como se fosse carícia

Para o mal não prevalecer
Nesta corrida tão desigual
Para que ninguém possa vencer
Pois a vitória é algo banal

Não queiras perder nem queiras ganhar
Se o que interessa é mesmo tentar
Pois para a tua sanidade preservar
Não te podes render ao mal-estar

Vamos ver se agora não lerpas
Enquanto às árvores trepas
Por agora tem-se as suecas
O fim do mundo em cuecas


Paulo D. de Sousa

2 comentários:

  1. Adorei este teu poema, e adorei mais as coisas de escreves!! Claramente que estou a seguir-te!
    Continua o teu bom trabalho!
    Eu também tenho um blog e se quiseres dar uma vista de olhos e seguir-me eu agradecia do fundo do coração. Beijinhos
    http://ele-deu-me-asas-para-voar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Magda em nome da equipa do Opina agradeço-te o comentário e a preferência. Se quiseres ver mais poemas do Paulo (o autor de "Não me Calo", que acabaste de ler) podes fazê-lo aqui no Opina em http://opinaquenemumdoido.blogspot.co.uk/2014/12/nas-asas-da-poesia-passou-se-o-mes-de.html ou procurar pelo seu livro de poesia recém publicado "O meu cinzeiro não tem cortinas". Mais uma vez obrigado e um excelente início de ano para ti!

    ResponderEliminar