quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Heróis à moda do Alentejo

Titulo – Heróis à moda do Alentejo
Autor – Vários Autores
Editora – Lugar da Palavra
Data de edição – Junho de 2010

Os heróis convocados por Zei Aranha e Jaquim Zorro responderam ao apelo de engradecer a sua terra e cultura e mostraram-se aos seus conterrâneos, ao resto do país e ao mundo, em quase uma dezena de contos escritos pela mão de uns outros tantos autores.

Esta coleção coordenada por João Carlos Brito traz ao leitor um conceito extremamente interessante. Um livro por região, um livro de humor, composto por vários contos, escritos por vários autores, que têm como desafio trazer, nestes moldes, as expressões linguísticas e as marcas culturais da região sobre a qual estão a escrever.

Este “Heróis à moda do Alentejo” não é excepção a nada do que se pretende e com muito mérito dos autores assegura gargalhadas, façanhas diversas, mangação com fartura e até contém um dicionário parrascana que instrui o mais destrambelhado dos leitores, nos termos e expressões usadas por esse Alentejo fora e usados de maneira copiosa nesta obra para que nos recordemos de uns e aprendamos outros.


Entre os contadores de histórias que nos presenteiam com os seus heróis contam-se um dos músicos do grupo musical “Adiafa”, João Paulo, o escritor Luís Miguel Ricardo (coordenador desta obra), autor de “Ritos do Desespero” e “Operação Dominó”, Manuela Pina, Marco Maurício, Paulo Godinho, Maria Morais, Antónia Luísa Silva, Afonso Barroso e Carlos Viegas.

Uma obra altamente recomendada para alentejanos, e não só, para quem gosta de livros bem-dispostos, dos falares e das gentes alentejanas ou pura e simplesmente de contos daqueles bons de se contarem à lareira.

Classificação:





Nuno Soares



Sem comentários:

Enviar um comentário