quarta-feira, 27 de julho de 2016

Pó na Fita - Er Ist Wiedar Da (2015)

Santinho! Tanto pó que este filme de 2015 acumula que o seu título nos faz espirrar! Não é antigo, eu sei, mas traz ao mundo contemporâneo uma figura antiga e incontornável da história mundial - Adolf Hitler!

A premissa é simples, o Hitler antes do seu suicídio em 1945 desperta num parque infantil de Berlim de 2015. A partir deste ponto, observamos a adaptação que esta figura tem com um mundo novo para si, através de uma série de episódios caricatos, destacando as selfies com turistas e a lavagem da farda numa lavandaria de emigrantes . Por outro lado, vemos a resposta do nosso mundo ao tratante louco, que se julga o ditador mais temido da história. Se neste choque de realidades juntarmos o poder dos media, nomeadamente a TV e o Youtube, temos um cocktail explosivo e com resultados enigmáticos!

O filme brinca com este conceito “E se…” , tornando-o num verosímil ensaio sobre a interação do Adolfo com o Homem atual. O actor principal, desconhecido para nós, como que possuído pelo demónio do bigode curto, devolve a humanidade a esta figura, fazendo com que nos esqueçamos (por momentos) da sua dimensão genocida. Desprovido de toda a estrutura nazi, que o deificava, o Hitler é retratado como um político sagaz e conquistador de espíritos.

Para o fim, fica a dúvida e a reflexão: e se uma figura semelhante surgisse no presente, com a capacidade de influenciar opiniões através das redes sociais, reality shows e vídeos virais…


P.S. Se gostam desta temática, sugiro como digestivo o documentário que fala da experiência “ A Terceira Onda” http://www.lessonplanmovie.com/

Rafael Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário