quarta-feira, 6 de abril de 2016

Desafio de Aniversário: Crónicas de uma Viagem - Algarve: dois mundos numa única região

Quando se fala no Algarve, os primeiros pensamentos que invadem as cabeças da maioria das pessoas são de sol, verão e praia mas esta região tem muito mais para oferecer a quem a visita.
As vicissitudes da minha vida tornaram-na numa constante viagem entre Sotavento e Barlavento algarvios. Esta viagem deu-me o privilégio de poder conhecer dois “algarves” distintos e aproveitar o que de melhor cada um deles tem para oferecer.
De um lado Olhão, capital da Ria Formosa, uma cidade de origem piscatória, situada no litoral algarvio. Do outro lado Monchique, uma vila no interior algarvio que pertencendo a um dos maiores concelhos algarvio sofre de um problema de diminuição e envelhecimento da população, tão típico das regiões interiores.
Nas margens da Ria Formosa (uma das sete maravilhas naturais de Portugal) ergue-se Olhão, uma cidade que, apesar de se encontrar no litoral algarvio, não é como destino de praia que é vista pelos turistas. A sua arquitetura e a sua história fazem de Olhão um destino mais cultural para todos os que visitam a cidade.



Entre os locais mais emblemáticos encontram-se a Zona Histórica da cidade, onde pode ver-se um pouco do Olhão de antigamente (antes de ser promovida a vila ou cidade) e os Mercados Municipais que são um ex-libris da cidade e apresentam uma arquitetura que os diferencia dos restantes mercados algarvios. Junto aos Mercados Municipais é possível ver uma réplica do Caíque “Bom Sucesso”, a embarcação que partiu desta mesma cidade para informar o príncipe regente D. João (futuro D. João VI) da expulsão das tropas francesas do Algarve.
A cidade de Olhão também é conhecida pela sua gastronomia, centrada em produtos oriundos do mar como o peixe e o marisco. No caso específico do marisco realiza-se na cidade, todos os anos em agosto, o Festival do Marisco no qual este é cozinhado de diversas maneiras e para todos os gostos.
Apesar de não ser visto como um destino de praia, também se encontram praias no concelho de Olhão, nomeadamente na Ilha da Armona (única ilha barreira da Ria Formosa que pertence ao concelho).
A Ilha da Armona é, na minha modesta opinião, um paraíso na Terra, um local em que podemos desligar-nos do mundo exterior e do stress do dia-a-dia e em que podemos recarregar as nossas energias. Esta ilha apresenta duas faces distintas, uma mais civilizada onde se concentram todos os cafés, restaurantes e zonas habitacionais e outra mais natural cujas paisagens se confundem com as das ilhas desertas e inabitadas.
Do litoral para o interior encontramos Monchique, uma vila perdida no meio da serra algarvia com um património natural imenso.
O seu clima particular permite que o concelho de Monchique apresente uma biodiversidade riquíssima tanto em termos de fauna como de flora.
As suas paisagens verdejantes e os ribeiros de água cristalina fazem de Monchique um destino obrigatório para os amantes da natureza. Estes podem explorar a serra tanto de carro como em passeios pedestres, podendo optar pela contemplação da paisagem ou por fazer uma paragem para um belo piquenique num dos infinitos locais propícios que irão, certamente, encontrar.
Para aqueles menos aventureiros e com menos interesse em explorar a serra, há sempre a possibilidade de ter uma visão global da mesma num dos muitos miradouros existentes no concelho, sendo que um deles se encontra no ponto mais alto do Algarve, a Fóia, a 902 metros de altitude. Nestes miradouros irão ter a privilégio de desfrutar de algumas das mais bonitas vistas do Algarve.
Na vila propriamente dita pode-se passear pelas estreitas ruas, bem como conhecer a Igreja Matriz e o Convento de Nossa Senhora do Desterro, aproveitando para observar a arquitetura da mesma.
É impossível falar de Monchique sem falar das Caldas de Monchique na qual se situam as Termas, que existem desde o tempo da ocupação romana, nas quais água termal é utilizada para fins medicinais e estéticos.
Tal como Olhão, Monchique também é uma localidade conhecida pela sua gastronomia sendo que neste caso os enchidos são os principais produtos da mesma, tendo eles uma feira própria (Feira dos Enchidos) que se realiza todos os anos no primeiro fim-de-semana de Março.
Concluindo, apesar de serem dois mundos completamente diferentes e distarem cerca de 100 quilómetros, tanto Olhão como Monchique são locais com algo de mágico a oferecer a quem os visita. Algumas pessoas irão preferir a visita a Olhão outras irão gostar mais de Monchique mas acredito que ninguém se arrependerá de visitar qualquer destas localidades.

Marco Gago

Sem comentários:

Enviar um comentário