quinta-feira, 9 de março de 2017

4º Aniversário do Opina

Pois é pessoal eis que é chegado o mês de março e com ele o IV aniversário do Opina! Este ano, para assinalar a efeméride, vamos estrear o novo espaço online do Opina – Espaço de Divulgação Cultural que podem aceder através da imagem abaixo.



Assim, este será o último post do endereço que estão neste momento a visitar, continuando, no entanto, disponível para consulta com o estatuto de arquivo.

Aqui vivemos durante 4 anos nos quais divulgámos obras de literatura, nacional e estrangeira, apoiámos a criação de poesia nacional, promovemos eventos e artistas na área da música, teatro, humor e cinema, abordámos problemáticas relacionadas com o ambiente, actualidade e cidadania, entrevistámos escritores Portugueses criando pontes entre criadores de conteúdos culturais e artísticos e aqueles que, como nós, apreciam, consomem e querem viver mais do que a arte e cultura têm para oferecer, e criámos um espaço de intercâmbio em que a Arte, a Cultura e a Cidadania são moeda corrente e enriquecem a experiência e a vivência dos seus participantes.

A todos os que contribuíram para tudo o que fizemos ao longo destes 4 anos, o nosso muito obrigado!
De ora em diante, continuaremos a nossa empreitada no sentido de divulgar conteúdos culturais, artísticos e de cidadania, em nova morada com a expectativa de que nos permita acompanhar as exigências das novas tecnologias de modo a melhor servir o nosso propósito.

Com votos de um ano ainda melhor, com mais novidades, mais produção, divulgação e muita, muita opinação, muito obrigado e continuem connosco!



domingo, 5 de março de 2017

Nas Asas da Poesia - Há muitos milhões de anos



Há muitos milhões de anos,
Um planeta se formou
E tantos anos passados
Vemos no que se transformou.

Ao longo da sua história
Muito este mundo mudou
E o seu tempo de glória,
Com o Homem, terminou.

Tanto de bom nós trouxemos,
Tanta nova criação.
Houve um dia em que nos perdemos
Em maldade e escuridão.

Hoje olhamos em redor
E vemos o que não queremos
Cada vez menos amor
E mais razões para sofrermos.

Tanta guerra, tanta dor,
Tanta morte e tristeza,
Tanta falta de valor,
Tanta gente na pobreza.

Poluição infernal,
Destruição da beleza
Pois para o Homem, no geral,
Não importa a natureza.

Para nós felizmente,
A Terra não tem coração
Se tivesse, certamente,
Entraria em depressão.

Morreria de tristeza
E lembraria, com saudade,
Seus tempos de jovem beleza
Bem antes da humanidade.

Marco Gago

P.S: O Mês da Poesia é um desafio interactivo promovido pelo Opina com o objectivo de dar espaço aos nossos leitores para partilharem os seus escritos poéticos. O Mês da Poesia será realizado regularmente de 2 em 2 meses subordinado a uma temática apresentada durante o mês anterior. O tema do mês de Abril será: LIVRE. Enviem-nos os vossos poemas por mensagem privada na página de Facebook do Opina ou por comentário aqui no blog. No caso de haver uma enxurrada de poemas, faremos uma pré-selecção e os poemas seleccionados serão publicados, como de costume, aos Domingos. Boas leituras!

Som na Fita - Braveheart

Para o Carnaval temos musica de fazer levantar os kilts.


Nestes dias em que a cacimba invernosa ainda vai persistindo, o espírito escocês vem das terras altas insulares para o beira mar português.
Ao sopro da gaita de foles, insuflam-se marchas marciais para viveres aventuras guerreiras, cheias de espírito militar de fazer despertar os teus genes belicosos. Sopram-se músicas para te comoveres com silvestres paixões medievais, em que a fatalidade se cruza com o amor impossível. Rimbombam sinfonias épicas para encarnares a lenda de William Wallace e de todos os anónimos que lutaram pela liberdade nesses tempos idos da Escócia do século XIV.

James Horner compõe uma inspiradora banda sonora (vencedora de Óscar e tudo), que muito polvilhou as minhas imaginações de infância  e ainda hoje me faz sonhar. Deixo-vos a ouvir, divagando.



Rafael Nascimento

quarta-feira, 1 de março de 2017

Mês da Poesia: Nas Asas da Poesia - Amizade


Hoje dei por mim
A pensar na amizade.
E aos poucos entendi
O que é isso na verdade.

Um Amigo é alguém
Que tens que ter por perto.
Pois não existe ninguém
Que de tudo esteja certo.

O Amigo de verdade
Pode de ti discordar.
Só com essa liberdade
Sabes que é para durar.

Amigos são a família
Que nasce no coração.
Não são peças de mobília
Que tu guardas sem paixão.

Tatiana Gago