quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Feitiço das Trevas

Titulo - O Feitiço das Trevas
Autor - Ana Paula Cabral
Editora - Guerra & Paz
Data de edição - Março de 2010

O livro de estreia da jornalista portuguesa Ana Paula Cabral, o primeiro de uma anunciada trilogia, intitulada "O Tratados dos Magos", é um livro do domínio do fantástico que introduz o leitor ao continente "Pangeous" e aos seus oito reinos, onde decorre a narrativa. A.P.Cabral traz-nos a história de um jovem príncipe, Igorj, criado por fadas e ajudado por centauros na sua demanda contra a viva força do mal que ameaça todo o continente, o mago Mílan. 



Apesar de Pangeous ser um continente cheio de diversidade e magia, onde a autora revela uma grande capacidade criativa e originalidade, bem patentes, por exemplo, nos povos que habitam cada um dos oito reinos e que vão desde os não incomuns elfos e anões, a uma grande diversidade de tribos humanas, cada uma com as suas características particulares, até aos Laut, exóticos seres alados originários da Lautânia (um dos oito reinos), a estas junta-se uma escrita invulgarmente simples, quer ao nível do desenvolvimento do enredo, quer ao nível das descrições, neste tipo de narrativas.

Não desfazendo das qualidades da obra, O Feitiço das Trevas é um óptimo livro para quem gosta, ou se quer iniciar neste estilo literário e não tem especial apreço para obras de narrativa densa, em que muitas vezes a complexidade da trama, do tema ou das personagens entedia e/ou desmotiva o leitor. O Feitiço das Trevas possui uma história cativante e uma mística própria capaz de proporcionar algumas boas horas de leitura leve e impelindo o leitor a chegar ao fim do livro com vontade de conhecer o desfecho da demanda de Igorj, algo que fica em aberto para o 2º e 3º volumes (ainda por lançar) desta trilogia.

Não obstante, leitores mais assíduos de obras com estilos de escrita ou enredos mais complexos poderão sentir que a leitura sabe a pouco pela escassez e simplicidade dos detalhes descritos, sejam estes traços de personalidade, descrição de paisagens, ou de qualquer outra natureza.

Destaque ainda para as interessantes informações sobre o continente, os povos e as personagens que a autora fornece no início do livro, antes do começo da narrativa, e que mais uma vez só pecam pela sua superficialidade.

Em jeito de balanço, uma obra fresca e simples para uma leitura casual, que ainda assim é capaz de manter o interesse para os volumes que certamente se seguirão. 

Classificação: 






Nuno Soares

domingo, 14 de julho de 2013

Despicable Me 2 - Gru o mal disposto 2

O sucesso de bilheteira que marcou a estreia da Illumination Entertainment em 2010 rendendo mais de 500 milhões de dólares em receitas, está de volta ao grande ecrã com Despicable Me 2.

Gru e Dr Nefario: a equipa perfeita para dominar o mundo... das compotas.
O ex-vilão Gru, o seu comparsa Dr. Nefario e um exército de minions estão de novo entre nós para nos divertir durante pouco mais de hora e meia repleta de humor, mistério, vilões hediondos e momentos de ternura protagonizados por Gru e as suas 3 filhas adoptivas Agnes, Edith and Margo.

Gru e as suas 3 filhas: Margo, Agnes e Edith.
Desta feita, Gru que uma vez abandonada a vida de vilão dedica-se ao fabrico de compotas (sem grande sucesso diga-se) é recrutado pela Liga Anti-Vilões (LAV) para combater um novo perigo, um composto mutagénico altamente perigoso.

Minion mutado com PX-41.

O grosso do filme é passado a tentar descobrir o paradeiro do composto desaparecido e evitar o seu uso indevido, demanda na qual Gru conta com uma nova parceira, a entusiasta agente Lucy da LAV, e que é sempre pontuada pelo humor contagiante dos minions e das travessuras das meninas.

Minion mutado com... não espera... este está "normal".


Um óptimo filme para se ver em família,

Nuno Soares

Classificação:


domingo, 7 de julho de 2013

O Físico

Titulo - O Físico (The Physician)
Autor - Noah Gordon
Editora - Bertrand Editora
Data de edição - Janeiro de 2010
Data da publicação original - 1986

O Físico de Noah Gordon é um óptimo livro que consegue juntar na mesma narrativa elementos de aventura e romance enriquecidos por uma ambiência quase mágica de uma Europa e Médio Oriente medievais. Esta obra é uma biografia do personagem principal, Rob J. Cole, o qual seguimos desde a sua infância, num bairro pobre de Londres, onde o pai era carpinteiro até ao seu regresso às ilhas britânicas após uma viagem verdadeiramente apaixonante até à Pérsia onde Rob alcançou o seu sonho de estudar medicina com o físico mais conceituado do seu tempo, o árabe Ibn Sina.

Gordon presenteia os leitores com fantásticas descrições de várias sociedades medievais, desde a cinzenta e pobre Londres do séc. XI à esplendorosa Ispahan, no que é hoje o Irão, ou a cosmopolita Constatinopla, sé do Império Bizantino, que pontuam a viagem de cerca de dois anos que Rob empreende rumo à Pérsia. 



Outro tema retratado neste livro é a tensão religiosa vivida na época entre Cristãos, Judeus e Muçulmanos, e o contraste entre a visão herética que as diferentes sociedades tinham umas das outras e a necessidade de Rob de conseguir conciliar a sua fé Cristã, com a fé Muçulmana dos seus mestres em Ispahan, enquanto se fazia passar por Judeu. 

Interessante também é a imagem e a reacção das várias sociedades à medicina e o contraste entre uma Pérsia inovadora e produtora de saber, e uma Europa estagnada no tempo, minada por preconceitos de uma igreja que vê naqueles que fazem da cura o seu ofício, bruxos e heréticos.

Uma obra de grande qualidade, capaz de prender a atenção do leitor enquanto se devora a narrativa em busca de um desfecho para a vida de Rob J. Cole.  

Classificação:





Nuno Soares

terça-feira, 2 de julho de 2013

Monsters University - Monstros: A Universidade

A sequela do filme da Pixar Studios, Monsters Inc. (Monstros e Companhia), chegou finalmente ao grande ecrã após 12 anos de interregno e sucessivos adiamentos.

Desta feita, a produtora norte-americana leva-nos atrás no tempo para nos revelar o início da grande amizade que une os personagens principais de Monstros e Companhia, o pequeno Mike Wazowski, um monstro verde e de um só olho que sonhava ser "assustador" e James Sullivan um grande monstro peludo e azul.

                                                        Fig. 1: Mike Wazowski e James Sullivan

Sem ser uma obra prima, Monstros: A Universidade cumpre o seu propósito de filme de animação, oferecendo uma experiência divertida e interessante que aprofunda a história dos dois amigos antes do seu encontro com Boo (Monstros e Companhia), retratando uma universidade cheia de rivalidades e humor, monstros para todos os gostos, desde os elitistas RΩR até aos descontraídos Oozma Kappa.

Fig. 2: Oozma Kappa Vs. RΩR, rivais nos "Scare Games". Quem serão os mais assustadores?

Em suma, um bom filme, simples e divertido.

Nuno Soares

Classificação: