quinta-feira, 15 de maio de 2014

Not Bosses but Leaders - Liderança para o sucesso

Titulo – Liderança para o sucesso
Título original – Not Bosses but Leaders
Autor – John Adair com Peter Reed
Editora – Editorial Presença
Data de edição – Agosto de 2006
Data da publicação original – 1987

Com um denso historial no ramo militar e industrial John Adair é um dos mais experientes investigadores em liderança. Fervoroso adepto da importância do papel do líder nas instituições em oposição ao tradicional chefe, Adair é autor de mais de uma dezena de obras sobre liderança, motivação, construção de equipas, comunicação, entre outros temas relacionados.




“Not Bosses but Leaders” (Liderança para o sucesso em português) é um livro em que John Adair foca precisamente o papel do líder, evidencia aquelas que são, a seu ver, as qualidades da liderança e introduz conceitos como liderança situacional e funcional. É um livro algo denso, com conteúdo, em que o autor partilha uma série de pontos de vista sobre várias problemáticas comuns a gestores e líderes em vários âmbitos, aliando exemplos práticos a um sólido conhecimento teórico.

Tomadas de decisão, liderança e gestão, estabelecimento de objectivos, hierarquia e autoridade são vários temas que o autor debate com Peter Reed numa acessível conversa entre o jovem gestor e o experiente catedrático que cativa e torna mais mundana a panóplia de temas abordados.

Em suma, um livro recheado de conteúdos interessantes, com uma abordagem clara, e um conjunto de perspectivas experientes sem serem dogmáticas e opressivas.


Classificação:





Nuno Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário